Matheus Eduardo Rodrigues Martins

12/08/2023 16:26

Doutorando do programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSC, cuja pesquisa é direcionada para investigação das Violências nas Escolas. Psicólogo, graduado pela UFPR, tendo realizado intercâmbio acadêmico na Université Lumière Lyon II (França). Mestre em Saúde mental/Saúde Coletiva pela UFSC. Atualmente é Psicólogo escolar do Colégio de Aplicação da UFSC. Desenvolve uma prática fundamentada na psicologia escolar crítica. Tem como principais interesses: os processos educativos formais e informais; o combate às violências no âmbito escolar e o desenvolvimento de atividades de caráter emancipatório; a saúde mental crítica e a medicalização social; as contribuições de teorias não hegemônicas para os processos educacionais e de escolarização – como os estudos críticos sobre raça, o feminismo decolonial, os estudos críticos da deficiência entre outros. Busca aprofundar seus estudos na Psicologia Histórico-Cultural, nas violências no ambiente escolar e acerca de práticas pedagógicas coletivas, com vistas a contribuir para os processos de escolarização.

http://lattes.cnpq.br/3650998519304293