Experiências, Composições e Narrativas em um Estágio de Psicologia Escolar e Educacional: o encontro com a E.B.M. José Jacinto Cardoso
Na tarde do dia 13 de Novembro de 2024, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão, da Universidade Federal de Santa Catarina, a atual equipe de estagiárias de Psicologia Escolar e Educacional da Escola Básica Municipal José Jacinto Cardoso (EBM JJC), supervisionadas pelo professor Rogério Machado Rosa, construiu o evento “Experiências, Composições e Narrativas em um Estágio de Psicologia Escolar e Educacional: o encontro com a E.B.M. José Jacinto Cardoso”. Este encontro foi pensado em conjunto com a escola (com muita alegria e entusiasmo), a partir dos deslocamentos e inquietações surgidas durante os quatro (04) primeiros semestres de uma experiência de estágio. Buscando compartilhar práticas e reflexões voltadas à construção de um cotidiano escolar implicado do ponto de vista ético, estético, político e pedagógico; o evento contou com quatro mesas apresentadoras, compostas por atores importantes para a composição deste campo de estágio. Em um primeiro momento, houve uma mesa de abertura composta por diferentes e importantes atores no que tange ao estágio de psicologia escolar e educacional na E.B.M José Jacinto Cardoso, os quais apresentaram a realidade de sua prática e interlocuções para com esse campo de estágio. Uma segunda mesa também foi formada pensando o resgate de memória da construção e trajetória desse campo de estágio, assim, foi composta pelas ex-estagiárias desse campo, as quais contaram as experiências vividas, como também, impasses e potências experienciadas. Já a terceira mesa, composta pela orientadora educacional e supervisora da E.B.M José Jacinto Cardoso, em conjunto com uma das atuais estagiárias de psicologia, refletiu sobre os diálogos entre esses diferentes campos de atuação fazeres dentro da instituição escolar; problematizando de que maneira eles se aproximam, se afastam e quais as composições possíveis. E para encerrar o evento, as atuais estagiárias do campo em questão – também organizadores deste encontro – apresentaram pistas sobre perspectivas teóricas que guiam os fazeres cotidianos de seu estágio, assim como as propostas de intervenção que foram desenvolvidas por elas e as que ainda estão em andamento. Por meio de suas experiências e reflexões, convidaram-nos a pensar em outras formas de compreender e construir o cuidado nas relações dentro do espaço escolar.
Estiveram presentes compondo o Encontro profissionais da rede municipal de educação, alguns professores da EBM JJC, alunos e docentes dos cursos de Pedagogia e Psicologia da UFSC, dentre outros. O evento possibilitou diálogos potentes sobre a educação que buscamos afirmar, a composições de diferentes saberes e experiências e o fortalecimento da parceria do Curso de Psicologia da UFSC com a escola a partir do Estágio em Psicologia Escolar e Educacional.