Visita da equipe da Secretaria de Educação de Vargeão ao Lapee
No início da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) suspendeu as atividades presenciais de ensino em todos os seus campi. Durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), foi realizado um estágio obrigatório em Psicologia Escolar e Educacional no município de Vargeão, localizado no meio oeste catarinense. Desta forma, foi possível atender e colaborar com localidades situadas fora do perímetro comumente atendido pela UFSC (grande Florianópolis). Participaram do estágio os/as graduandos/as Alexandre da Silva Alvarenga, Daniel Friedrich Fontoura, Gabriel Carvalho Leandro e Mariah Fraga Ferreira da Silva, orientados/as pelas professoras Apoliana Regina Groff e Maria Fernanda Diogo, vinculadas ao Departamento de Psicologia da UFSC e ao Lapee. Em Vargeão, a supervisora local foi a psicóloga escolar Pricila Tobias, com o respaldo da Secretaria Municipal de Educação, na figura da Secretária Carmen Raymundi. O estágio envolveu atividades junto ao trabalho da psicóloga escolar, estudo de casos e elaboração de relatórios junto a equipe do Núcleo de Inclusão, grupos reflexivos com docentes e um encontro de formação para as/os profissionais da rede de educação.
No dia 04 de maio de 2022 recebemos a visita da equipe ao Lapee, para agradecer a parceria firmada, relatar os resultados colhidos e pensar na divulgação das ações realizadas pela UFSC no município, bem como possibilidades de continuidade da pareceria entre o Lapee e a Secretaria de Educação do município diante dos novos desafios que estão sendo encontrados a partir do retorno presencial na educação básica. O Lapee foi presenteado com uma placa de homenagem, com uma belíssima cesta de guloseimas regionais e com desenhos realizados pelas crianças agradecendo a UFSC por “cuidar de quem cuida!”. Não temos palavras para agradecer a homenagem.
Diante do trabalho realizado pelo Lapee com a Secretaria de Educação deste município, afirmamos o papel social e científico da Universidade Pública com a sociedade catarinense. Diante o trabalho junto à psicóloga escolar deste município, destacamos a importância das redes de ensino municipais efetivarem a Lei nº 13.935/2019 que determina a presença de psicólogas/os e assistentes sociais nas redes de ensino.
No caso da Rede Estadual de Educação, foi publicada, em março deste ano, a Lei nº 18.354 [1] que “Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social na rede pública estadual de educação básica”. As equipes “deverão desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais”. Esta é uma conquista importantíssima para o campo dos estudos e práticas em Psicologia Escolar e Educacional, bem como para as comunidades escolares!
[1] Acesso a Lei Estadual: https://leisestaduais.com.br/sc/lei-ordinaria-n-18354-2022-santa-catarina-dispoe-sobre-a-prestacao-de-servicos-de-psicologia-e-de-servico-social-na-rede-publica-estadual-de-educacao-basica
Crédito das fotos: Luísa Michels