LAPEE NO XX ENABRAPSO

29/11/2019 10:31

Integrantes do Lapee participaram do XX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), entre os dias 13 e 16 de novembro em São Paulo. O tema do evento foi “A Psicologia social frente aos autoritarismos, polarização social e crise sistêmica do capitalismo: em defesa da democracia e da emancipação humana”.

Foram organizadas pelas integrantes do Lapee três Grupos de Trabalhos que tiveram como interface a psicologia social e a Psicologia Escolar/Educacional e o campo dos Estudos sobre Deficiência.

GT 33 – Práticas de criação e processos de subjetivação em contextos educativos. (organizado por Neiva de Assis (UFSC), Édio Ranieri (UFPel) e Luciano Bedin (UFRGS).

GT 40 – Psicologia Social em contextos de educação: leituras, análises e práticas de resistência (organizado por Apoliana R. Groff (UFSC), Jardel Pelissari Machado (UFPR) e Rudinei Beltrami (CESUSC).

GT 43 – “Psicologia Social, Políticas Públicas e Deficiência”, o qual foi coordenado pelas Professoras Marivete Gesser (NED/UFSC), Marcia Oliveira Moraes (UFF) e Camila Alves (FAMATH).

As professoras Apoliana R. Groff (como Coordenadora) e Marivete Gesser (como palestrante), também participaram do Simpósio “Interseccionalidade, desigualdade e políticas públicas”, no qual foram realizadas reflexões sobre a importância ética, teórica e política dos estudos sobre deficiência, gênero e sexualidades e raça enquanto categorias de análise das desigualdades sociais e das práticas da psicologia nas políticas públicas.

Estudantes do Curso da Psicologia vinculados/as ao LAPEE também apresentaram diversos trabalhos ligados ao ensino, a pesquisa e a extensão nas seguintes temáticas: psicologia escolar/educacional, educação inclusiva, relações de gênero, educação não formal e arte, estudos sobre deficiência, permanência estudantil no ensino superior e as questões da população trans na formação em psicologia.

Destacamos estas participações do Lapee no XX Enabrapso, pois a atuação da psicologia em contextos educacionais e escolares, desde a perspectiva dos direitos humanos e da educação inclusiva possui estreito diálogo com os princípios ético-políticos da psicologia social abrapsiana, a qual se compromete com o enfrentamento das violências que afetam populações que historicamente tem experienciado desigualdades sociais intrínsecas ao sistema capitalista e a lógica normativa e normalizadora de corpos e modos de vida.